Durante todo o dia de sábado, 16 de novembro de 2024, na Praça dos Colonizadores em Juara, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (APAA) do Vale do Arinos realizou das 7h00 às 17h00, recadastramentos e cadastramentos com orientações as pessoas com transtorno de Expectro Autista.
O chamado “Dia D” para cadastramento de novos autistas e a atualização de dados dos já registrados teve como finalidade criar um banco de informações com todos os dados para dar melhor assistência a essas pessoas, conforme disse em entrevista a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias, Luciene Pontes, vice-presidente da APAA.
Ela destacou a ação como de grande relevância e frisou que é importante saber o que mudou na vida dessas crianças e pessoas com autismo, em termos de laudos, terapias e necessidades atuais, e com essa ação se torna fundamental para que a diretoria possa direcionar os esforços e buscar mais benefícios junto às autoridades, uma vez que a entidade oferece apoio desde as primeiras suspeitas de autismo.
Além da atualização dos cadastros, emitidas as carteirinhas do autista, mediante a apresentação de documentos das mães ou responsáveis.
Luciene ressaltou que a APAA está disponível para contato por meio das redes sociais (Instagram e Facebook) e de um grupo de WhatsApp, e sempre atentos aos fatos das pessoas com Transtorno Autista, podendo ser observada a partir do momento que alguém percebe características diferentes, é importante buscar um psicólogo e, posteriormente, um neurologista, que será responsável pelo laudo.
“Foi surpreendente e gratificante mais essa ação realizada, os as pessoas compareceram, tiraram suas dúvidas, nós da APAA oferecemos o suporte às famílias que desejam iniciar o processo de diagnóstico ou buscar informações sobre terapias e benefícios, concluiu a Luciene Pontes, vice-presidente.