O deputado estadual por Mato Grosso, Dilma Dalbosco comemorou com grande satisfação a conquista que consolida a posição do Estado de Mato Grosso como líder no cenário agropecuário nacional.
“Nosso Estado ocupa o 1º lugar no ranking dos 100 municípios mais destacados do agronegócio em 2023, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, com 36 municípios entre os mais produtivos, e esse resultado não apenas demonstra a solidez de nossa produção agrícola, mas também a resiliência e a expertise de nossos produtores, que sustentam o agronegócio como um dos pilares fundamentais da economia estadual”, Frisou Dilma Dalbosco.
Ele disse que como Deputado Estadual e presidente da FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, este reconhecimento ao trabalho desenvolvido reflete a sinergia entre políticas públicas, inovação tecnológica e práticas sustentáveis, impulsionando o progresso e o desenvolvimento social e econômico regional.
Dalbosco frisou que este marco posiciona Mato Grosso como referência nacional em termos de produtividade e sustentabilidade agrícola, evidenciando o compromisso do Estado em promover um ecossistema de alta performance, onde a liderança no agronegócio resulta em um ambiente estratégico que favorece políticas públicas de incentivo, além de avanços contínuos na cadeia produtiva.
“Seguiremos dedicados a consolidar Mato Grosso no cenário internacional, mantendo o crescimento e fortalecendo sua relevância no setor agrícola”, pontuou o Parlamentar Estadual.
Em 2023 o valor da produção foi de R$ 814,5 bilhões, onde os 100 municípios com maior valor da produção, representam 31,9% deste total R$ 260 bilhões.
A área colhida total foi de 95,8 milhões de ha, estes municípios participam com 34,5% do total (33,1 milhões ha). Destes municípios, 162 localizam-se na região Centro-oeste, 16 no Sudeste, 13 Nordeste, 5 Sul e 4 na região Norte.
Quer conferir todos os municípios:
Municipios com maior potencia agrícola