No último sábado, dia 10 de agosto de 2024 foi realizado o dia ‘D’ vacinação contra raiva na Praça dos Colonizadores de Juara das 08h00 às 16h30, onde foram vacinados cachorros e gatos do perímetro urbano.
A vacinação dos animais na zona rural de Juara de cães e gatos), segundo o médico veterinário João Victor da Cruz, responsável pela Unidade de Controle em Zoonoses, em entrevista à Rádio Tucunaré e acessenoticias, apesar de ser a abertura de vacinação na zona urbana, a quantidade de animais vacinados foi considerada boa.
Ele alertou para que os proprietários desses animais para que entendam a importância da vacina, uma vez que o Ministério da Saúde preconiza a meta de 80% dos animais vacinados, e Juara consta nos registros um total de 7.500 animais, incluindo cães e gatos.
O veterinário explica que a falta de vacinação pode levar os animais a contraírem a doença, e citou como exemplo a zona rural de Juara, onde foram registrados três casos de raiva animal em anos anteriores, colocando a área em estado de alerta.
Na campanha do ano passado 87% de gatos foram vacinados e 92% dos cachorros, contudo foi necessário uma vacinação extra, além da campanha normal para chegar a essa meta.
Neste ano de 2024, o cronograma de vacinação antirrábica animal será realizado em todos os bairros da cidade, sempre aos sábados, seguindo o cronograma do ano passado. Os cães devem ser vacinados ainda filhotes, com até dois meses de idade, para garantir uma proteção completa contra doenças. É importante destacar que as vacinas precisam de reforço para se tornarem efetivas, com a segunda dose sendo administrada até os três meses e a terceira dose aos quatro meses.
Quanto aos gatos, a primeira imunização deve ser feita aos nove semanas de idade. É importante lembrar que cães doentes e cadelas prenhes não podem ser vacinados contra raiva.