Durante o período de estiagem no mês de agosto deste ano de 2024, considerado um dos períodos mais seco do ano, os focos de incêndios tem ganhado intensidade em diversos municípios de Mato Grosso, e em Juara, a situação é assustadora, com grandes focos de incêndios registrados em diversas propriedades rurais do município.
Na região dos assentamentos, locais mais distantes de Juara, o fogo tem causado pânico, causando prejuízos nas pastagens e devastando grandes propriedades.
Nas propriedades da região do Jaú e Porta do Céu o fogo se alastrou em grande extensão em várias áreas e tem dificultado o trabalho no campo, onde pecuaristas de agricultores têm se desdobrado para tentar conter as chamas e evitar danos ao meio ambiente, e até mesmo prejuízos materiais.
O período seco do ano, a baixa umidade relativa do ar, pastagens seca e locais sem aceiros tem favorecido para esse desastre ecológico na zona rural de Juara.
Atualmente, em Juara tem uma base temporária de bombeiros, porém, com inúmeros focos de incêndios, a grande demanda dificulta o trabalho desses heróis que estão auxiliando Juara no período proibitivo das queimadas.
Autoridades estão investigando o caso, uma vez que existem informações de que grande parte desses incêndios são praticados de forma intencional criminosa, o que prevê pena perante a lei.