O Médico veterinário do Indea de Juara, Francisco Valtenio Sales, popular Chiquinho concedeu entrevista Rádio Tucunaré, onde fez uma avaliação da 1ª etapa de vacinação contra Brucelose e falou referente a 2ª etapa que iniciou no mês de julho e finaliza em 31 de dezembro de 2024.
Ele explicou que somente um Médico veterinário Oficial ou Autônomo cadastrado no INDEA/MT, ou vacinador treinado, sob a responsabilidade do mesmo, é que pode vacinar contra a doença.
A vacinação é feita nas bezerras fêmeas de 03 a 08 meses, e em propriedades com rebanho total de até 40 cabeças, que não forem atendidas por Médicos Veterinários autônomos, poderá ser realizada por Médicos Veterinários oficias (INDEA/MT).
A vacina pode ser adquirida em revendas veterinárias, mediante a apresentação do receituário, e em Juara existem as lojas credenciadas para vender, basta o produtor comparecer mediante os procedimentos exigidos e fazer sua compra.
A Brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem. A presença desta enfermidade leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional.
Comunicação – O produtor poderá fazer a comunicação da vacinação do rebanho de forma remota (não presencial) pelo Módulo do Produtor ou presencialmente em qualquer unidade do Indea-MT.
Módulo do Produtor – O Módulo Produtor é um sistema online. Para ter acesso à ferramenta, o produtor rural precisa preencher um termo de compromisso nas unidades de atendimento do Indea. O login e a senha serão enviados diretamente para o e-mail do produtor.