O chamado golpe do “Falso Advogado” segue fazendo vítimas em Juara, no Vale do Arinos, em outras regiões de Mato Grosso e em diversos estados do País. Os golpistas estão cada vez mais ousados e se aproveitam da boa-fé de pessoas que possuem processos judiciais em andamento.
Esses criminosos se passam por advogados ou representantes de escritórios de advocacia e entram em contato com as vítimas alegando que elas ganharam uma causa na Justiça. Com uma abordagem convincente, solicitam pagamentos via Pix ou transferência bancária para liberar valores supostamente devidos à vítima.
Nesse sentido, o advogado Dr. Lucas Galvão Domingues entrevista Radio Tucunaré alertou a população para que redobre a atenção, e caso receba mensagens, ligações ou links suspeitos, a recomendação é não clicar, não abrir e jamais preencher formulários ou realizar transferências bancárias sem antes confirmar a veracidade da informação com o advogado responsável pelo processo.
O golpe geralmente ocorre da seguinte forma: os criminosos identificam pessoas com ações judiciais em andamento, descobrem o nome do advogado verdadeiro e, se passando por ele, fazem contato direto com a vítima. Alegam que o processo foi ganho e que, para o recebimento do valor, é necessário o pagamento antecipado de taxas judiciais ou outros custos fictícios.
A prática tem causado prejuízos financeiros e emocionais significativos. Muitas vítimas, motivadas pela emoção ao pensar que terão valores a receber, acabam realizando depósitos de alto valor e só percebem que foram enganadas quando já é tarde demais.
Especialistas alertam: advogados não pedem depósitos via Pix ou transferências bancárias sem o devido trâmite legal e comunicação formal.
Em caso de dúvida, procure diretamente o seu advogado constituído ou o fórum responsável pelo processo.