Com o reforço do aparato policial, as guarnições do 21º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Juara, sob o comando do Tenente-Coronel Alex Fontes Meira, estão preparadas para intensificar as ações de segurança pública durante o feriado prolongado e o final de semana na cidade de Juara e em todo o Vale do Arinos.
Esse período é marcado por um aumento no consumo de bebidas alcoólicas, realização de festas particulares e do tradicional “Baile de Aleluia”, além do intenso fluxo de veículos nas áreas urbanas e rodovias. Em decorrência disso, são comuns ocorrências de trânsito e conflitos interpessoais.
Para garantir a ordem e a segurança, o policiamento foi ampliado não apenas em Juara, mas também nos municípios de Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã. A operação inclui ações preventivas no trânsito, fiscalização do consumo de álcool por condutores, patrulhamentos em áreas rurais e outras medidas estratégicas.
Durante as abordagens, que passam a ocorrer com mais intensidade, serão utilizados etilômetros (bafômetros) em fiscalizações rigorosas. Em caso de infração, as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro serão aplicadas, incluindo multas e demais sanções legais. O Tenente-Coronel Alex Fontes destacou que qualquer condutor flagrado dirigindo sob efeito de álcool será devidamente responsabilizado.
Essas ações fazem parte da Operação Tolerância Zero, lançada pelo Governo do Estado em novembro do ano passado e que segue em pleno vigor durante o feriado. O comandante também ressaltou que o planejamento das operações é viabilizado graças ao pagamento de horas extras aos policiais, oferecido pelo Governo Estadual.
Recomendações ao público
A Polícia Militar orienta a população a adotar atitudes responsáveis, como por exemplo, em caso de confraternizações que envolvam consumo de bebidas alcoólicas, recomenda-se o uso de serviços de transporte por aplicativo ou táxi. Alternativamente, os grupos podem designar um motorista da rodada, que se abstenha de beber, garantindo assim um retorno seguro para todos.
Evitar dirigir sob efeito de álcool é essencial para prevenir acidentes, preservar vidas e reduzir danos materiais.