Durante entrevista ao Jornal do Meio, da TV Vila Real, o deputado estadual Júlio José de Campos (União Brasil-MT) afirmou que o diretório nacional do União Brasil decidiu lançar candidatura própria ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, essa é uma diretriz já consolidada no partido, que também pretende apresentar nomes para o Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Júlio Campos ressaltou que o atual vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta, embora cotado para receber apoio do governador Mauro Mendes, não pertence aos quadros do União Brasil. “Se o governador quiser apoiar Pivetta, terá que deixar o partido. O União Brasil terá candidatura própria ao governo do Estado”, afirmou com veemência.
De acordo com Campos, o partido possui nomes de peso tanto no cenário estadual quanto nacional. Um dos principais cotados para disputar o governo é o senador Jayme Campos, irmão do deputado, cuja pré-candidatura já estaria respaldada por pesquisas de intenção de voto.
Sobre possíveis alianças, Júlio Campos foi direto ao descartar, ao menos por ora, uma aproximação com o Partido Progressista (PP). “Faltando pouco tempo para o início oficial das articulações eleitorais, ainda não houve reuniões ou avanços nesse sentido”, completou.
A sinalização do União Brasil reforça a disputa pelo protagonismo político em Mato Grosso, antecipando um cenário de polarização nas eleições estaduais de 2026.