A confirmação do primeiro caso de gripe aviária numa granja comercial do Brasil acendeu o alerta das autoridades sanitárias do País. O vírus influenza H5N1, que é reconhecidamente um dos principais candidatos a causar a próxima pandemia, foi detectado pela primeira vez em 1996 na China.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos dividem as manifestações dessa doença em dois grupos principais.
Em Juara, a reportagem da Rádio Tucunaré e Portal acessenoticias entrevistou o médico veterinário do Indea de Juara, Francisco Valtenio Sales, popular Chiquinho do Indea que alertou sobre os principais cuidados e pediu que caso o criador perceba qualquer sintoma nesse sentido, que comunique imediatamente os agentes do Indea para fazer a verificação.
O primeiro abarca os sintomas leves a moderados:
- Vermelhidão e irritação nos olhos (conjuntivite);
- Febre moderada (acima de 37,8 ºC);
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça;
- Fadiga.
Sintomas moderados a graves:
- Febre alta;
- Dificuldade para respirar;
- Alteração do estado de consciência;
- Convulsões.
Chiquinho informa que por enquanto não existe casos confirmados da doença em Mato Grosso e demais localidades, mas afirma que isso ascende alerta e causa prejuízo, porque outros países acabam não querendo importar a produção brasileira, o que gera impacto significante na economia, e por isso, os produtores precisam ficar em estado de acerta e tomar cautela.
Ministério da Saúde informou que foi descartado o caso suspeito de Influenza Aviária em um trabalhador da granja do município de Montenegro (RS), onde foi identificado foco da doença em aves.
Essa informação foi publicada na tarde de terça-feira do dia 20 de 2025, onde a Fiocruz, laboratório de referência para este tipo de análise, confirmou que o teste para a doença deu negativo. Neste momento, não há outros casos suspeitos ou em investigação no Brasil.