A direção do Tiro de Guerra (TG) 09-005 “Alves Reolon” de Juara, sob o comando do Subtenente Robson da Silveira Valejo, alerta os jovens do sexo masculino sobre a obrigatoriedade do alistamento militar, que deve ser realizado no ano em que completam 18 anos de idade.
O Subtenente Valejo destaca que o alistamento é um dever cívico fundamental, e que o Certificado de Alistamento Militar (reservista) é um documento essencial para a vida civil.
Sem ele, o cidadão enfrenta diversas restrições legais, como a impossibilidade de tirar passaporte, se matricular em instituições de ensino superior, prestar concursos públicos, entre outras limitações.
O período de alistamento começa em janeiro e vai até o final de julho do ano em que o jovem completa 18 anos. Por isso, o Subtenente faz um apelo para que os jovens não deixem para a última hora e cumpram esse importante compromisso com a cidadania.
“Servir ao Tiro de Guerra é um ato de civismo, e estar em dia com o serviço militar é essencial para o futuro profissional e pessoal de todo cidadão”, reforça Valejo.
Em Juara, a Junta de Serviço Militar funciona anexa ao Tiro de Guerra, localizada na Avenida Antares, bairro Cruzeiro do Sul. O atendimento é realizado pela servidora Meire, responsável por orientar e auxiliar os jovens durante o processo de alistamento.
Valejo também lembra que aqueles que, por algum motivo, perderam o prazo de alistamento devem procurar a unidade para regularizar a situação, realizar o juramento à bandeira e receber o certificado militar.
“Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e garantir que todos possam cumprir com seu dever de forma tranquila e correta”, finaliza o Subtenente.