Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
Portal do Arinos
Juara (MT), quarta-feira, 24 de junho de 2026 - 06:10
  • HOME
  • COTIDIANO
  • CULTURA E DESPORTO
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • MUNDO
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • TURISMO
  • VIDA E SAÚDE
Lendo: A Interiorização da Violência: O Alerta Vermelho de Pontes e Lacerda
Compartilhar
Portal do ArinosPortal do Arinos
Font ResizerAa
  • World
  • Travel
  • Opinion
  • Science
  • Technology
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Technology
    • Opinion
    • Travel
    • World
    • Science
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal do Arinos > Blog > PODER > PODER > A Interiorização da Violência: O Alerta Vermelho de Pontes e Lacerda
DESTAQUESDIA A DIAJuara e RegiãoPODERPolítica

A Interiorização da Violência: O Alerta Vermelho de Pontes e Lacerda

portaldoarinos
Última atualização: 24/06/2026 05:48
portaldoarinos
Compartilhar
Compartilhar

Como ex-prefeito, conheço de perto a realidade dos nossos municípios. Sei que a vida no interior de Mato Grosso é movida pelo trabalho, pela esperança das famílias e pelo desejo de um futuro melhor para nossos filhos.

No entanto, tenho acompanhado, com profunda indignação e preocupação, um fenômeno que está mudando a face das nossas cidades: a migração desenfreada das facções criminosas da capital em direção ao interior.

Segundo os dados do 7º Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) apontam uma taxa de 39,2 assassinatos por 100 mil habitantes – índice mais alto do estado.

E colocam além de Pontes e Lacerda no topo, cidades como Juína, em quinto lugar, Tangará da Serra, em sexto, Sinop em oitavo, e Cuiabá na décima terceira posição entre as quinze primeiras colocadas.

Essa configuração geográfica dos índices de criminalidade reforça a necessidade urgente de estratégias direcionadas para o interior, onde a dinâmica das ocorrências exige um olhar atento às especificidades socioeconômicas e de ocupação urbana que permeiam essas localidades.

Esses dados mostram que o cenário de violência que transformou Pontes e Lacerda na região mais letal do nosso estado não é um caso isolado. É o sintoma de uma doença que se espalha silenciosamente pelas rodovias e estradas vicinais.

O que antes víamos restrito aos grandes centros urbanos agora bate à porta das nossas casas no interior. A disputa por território, o tráfico de entorpecentes e a presença ostensiva do crime organizado estão sequestrando a paz do cidadão mato-grossense.

O Interior não pode ser refém

Não podemos aceitar que a nossa vocação, que é produzir e prosperar, seja sufocada pela insegurança.

Quando facções se instalam em municípios do interior, elas não apenas trazem a morte e o conflito, elas destroem a economia local, afastam investimentos e intimidam o homem do campo e o pequeno comerciante.

A “guerra” que hoje sangra nessas cidades é um aviso de que, se não agirmos agora com firmeza e planejamento, nenhuma cidade estará imune.

A segurança pública não pode ser tratada de forma centralizada. O crime se modernizou, se expandiu e mudou suas táticas. Nós, enquanto sociedade e poder público, precisamos estar dois passos à frente.

Para combater esse avanço, não bastam discursos; precisamos de uma estratégia de Estado que priorize a inteligência e a presença efetiva.

A segurança é o alicerce fundamental de qualquer sociedade. Se não tivermos o direito de ir e vir, se o medo dominar as nossas praças e comércios, tudo o que construímos até aqui estará em risco.

Não vamos entregar o nosso interior para o crime. Nossas cidades merecem a paz que construímos com tanto suor. É hora de união, de prosperar, de coragem e, acima de tudo, de ação.

Carlos Sirena

Ex-prefeito de Juara e pré-candidato a deputado estadual.

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Marido foi preso após apedrejar a esposa e tentar queimar a casa dela em Tabaporã
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

portaldoarinos 1153 Artigos

Oponion

Achamos que você também vai gostar

CULTURA E DESPORTODESTAQUESPODERPREFEITURAS

Em posse marcada por emoção, Agenor Júnior destaca compromisso com o futuro de Novo Horizonte do Norte

Agenor Evangelista da Silva Júnior tomou posse como prefeito de Novo Horizonte do Norte e destacou o compromisso com o…

3 minutos de leitura
DESTAQUESDIA A DIAJuara e RegiãoJUSTIÇA

Homem acusado de atirar contra residência em Catuaí distrito de Juara foi detido enquanto dormia

Um homem que não teve o nome relevado pelas autoridades policiais foi detido neste sábado, 08 de novembro de 2025…

2 minutos de leitura
DESTAQUESJuara e RegiãoJUSTIÇA

Polícia Militar Desmantela Rota de Roubo de Joias em Juara e Prende Mulheres em Novo Horizonte do Norte

Duas mulheres foram presas na madrugada desta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, em uma ação bem-sucedida da Polícia Militar…

1 minutos de leitura

Saiba tudo sobre o Resultado parcial do Processo Seletivo Simplificado da Educação realizado pela prefeitura de Juara

A Secretaria de Educação divulga o resultado parcial do Processo Seletivo Simplificado nº 003/2024, cujas provas foram realizadas em 15…

1 minutos de leitura
Portal do Arinos
Este website foi fundado aos 19 de julho de 2012, é de propriedade da empresa S. Barros da Silva – Comunicação/Notícias, inscrita no CNPJ 16.525.129.0001-53; que tem como diretor o jornalista e radialista Soan Barros; O projeto inovador foi idealizado pelo CEO da SBCW tecnologia e Rede SBC para ajudar jornalistas nos estados brasileiros em 2006.

Soan Barros
Diretor

Eraldo de Freitas
Jor Resp DRT 441/92

Rua Chile, nº 457,
Bairro Jardim América
Juara – MT CEP: 78.575-000

Contato/WhasApp
(66)9 9963-8623

PODER

JUSTIÇA

PREFEITURAS

Subscribe

INSTITUCIONAL

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Copyright © Todos os direitos reservado Portal do Arinos – 2012 a 2025                                                                                                                           Desenvol. por SBCW  Sistemas (65) 99311-2675
© Portal do Arinos Notícias. Portal do Arinos. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha