No primeiro dia útil de sua gestão, o novo prefeito de Novo Horizonte do Norte, Agenor Junior relata que enfrentou um grave problema ao iniciar os trabalhos na sede da prefeitura. Ao ligar os computadores da administração, ele e sua equipe teriam constatado, que vários arquivos de interesse público já tinham sido apagados.
A situação gerou preocupação imediata, levando o gestor a consultar o corpo jurídico da prefeitura, que recomendou o registro de um boletim de ocorrência.
Em entrevista ao Portal do Arinos, o prefeito explicou que, após o registro do boletim, a Polícia Civil foi acionada e deslocou uma equipe à prefeitura para coletar os equipamentos eletrônicos, incluindo discos rígidos e computadores, com o objetivo de realizar uma perícia técnica. “Quando iniciamos os trabalhos ontem, dia 2, percebemos que os computadores eram todos com os arquivos excluídos. Não havia dados para que pudéssemos dar continuidade às atividades”, explicou o gestor.
A operação policial ocorreu na manhã desta sexta-feira, 03 de janeiro de 2025. De acordo com o Prefeito, há suspeitas de que servidores ou empresas externas podem ter tido acesso indevido aos sistemas, incluindo câmeras de segurança da prefeitura, através de logins remotos.
Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou detido, e a investigação segue para análise dos equipamentos pela perícia e dos fatos alegados.
O prefeito ainda destacou que, na próxima segunda-feira, dia 06, a administração municipal encaminhará uma denúncia formal ao Ministério Público Estadual para garantir a apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos. “Estamos comprometidos em dar prosseguimento a tudo isso, pois o encerramento de arquivos compromete a continuidade dos serviços públicos essenciais para a população”, afirmou.
O prefeito concluiu reforçando seu compromisso com a investigação total do ocorrido e a implementação de medidas para evitar situações semelhantes no futuro. Todos os elementos ainda são alvos de investigação da Polícia Civil.