A Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) parou de usar o uniforme principal azul-petróleo (conhecido como “azulão”) em novembro de 2013, quando o substituiu pelo uniforme cinza-bandeirante.
A corporação usou o uniforme azul por cerca de 40 anos antes dessa mudança.
No início, o uniforme cinza bandeirante, além de ter uma cor parcialmente apagada gerou controvérsias, e em algumas vezes foi até motivo de chacota, mas perdurou por um período de 12 anos.
Neste ano de 2025, através de uma pesquisa, os Policiais Militares ganharam o direito de retornar com o antigo uniforme, azul-petróleo (conhecido como “azulão”).
Na manhã desta sexta-feira, 05 de dezembro de 2025, o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar em Juara, Tenente Coronel Alex Fontes Meira conformou a retomada do tradicional fardamento azul, decisão tomada após uma consulta interna que apontou forte adesão dos policiais ao modelo histórico.
O pequeno ato solene aconteceu na Praça dos Colonizadores com a presença de viatura e os policiais vestindo a farda tradicional.
“Esse era um desejo antigo dentro da corporação, porque desde quando foi mudado para o fardamento cinza, trabalhando nas viaturas, a gente sempre ouviu dos policiais militares o desejo para que se voltasse ao azulão, e ao longo dos anos, sempre vimos a tropa solicitar a volta dessa farda”, disse o comandante Alex Fontes.
Ele explicou que a mudança foi viabilizada após a realização de uma enquete interna, em que cerca de 80% dos policiais participantes se posicionaram favoráveis ao retorno do uniforme tradicional.
A proposta foi apresentada ao secretário de Segurança Pública, César Roveri, e ao governador Mauro Mendes (União), que apoiaram a iniciativa, e a decisão é vista pela administração estadual como uma forma de resgatar a identidade histórica da Polícia Militar, que completa 190 anos em 2025, conforme ressaltou o comandante, Tenente Coronel Alex Fontes.
