As etnias indígenas da região também estão engajadas na luta pela pavimentação das rodovias MT-338 e MT-417 e celebram o avanço conquistado pelo movimento Pró-Asfalto. A união de esforços entre lideranças indígenas, associações e autoridades políticas vem trazendo resultados concretos para o desenvolvimento da região.
Na última segunda-feira, 21 de julho de 2025, o ex-cacique Dionísio Maraiupi, da Aldeia Tatui, participou de uma reunião em Cuiabá com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. O encontro também contou com a presença de diretores da Amplac (Associação de Moradores e Produtores de Leite de Águas Claras), do prefeito Nei da Farmácia, do vice-prefeito Léo Boy, vereadores e outras lideranças políticas e comunitárias.
Durante a reunião, o governo do Estado anunciou a tão aguardada pavimentação de 30 quilômetros da rodovia MT-338, no trecho entre Juara e o distrito de Águas Claras. A notícia foi recebida com entusiasmo por Dionísio Maraiupi, que destacou a importância da obra para o acesso a comunidades como Paranorte, Águas Claras e aldeias indígenas da região.
“O povo Kaiabi e outras etnias indígenas fazem parte dessa conquista. Nós também lutamos por essa melhoria, que trará mais dignidade, acesso e desenvolvimento para todos”, afirmou o líder indígena.
Maraiupi ainda parabenizou todos os envolvidos no movimento Pró-Asfalto das MTs 338 e 417 e enfatizou o papel essencial da união política e comunitária para transformar a realidade da população local. “Essa é uma vitória coletiva. Precisamos continuar juntos para concretizar esse sonho e garantir um futuro melhor para nossa gente”, concluiu.