Mesmo sem o tradicional desfile com escolas e outras instituições, a administração Pública de Juara realizou um Ato Cívico para celebrar a Independência do Brasil, 07 de setembro de 2025.
Em um pequeno trajeto desfilaram, entidades como Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Vale do Arinos, Clube do Desbravadores Castelo Forte, Grupo do Projeto PM Mirim, Grupo da Capoeira, alunos da Escola Militar Tiradentes e jovens que concluem o Tiro de Guerra em Juara.
Mais do que uma celebração, um momento de união entre diferentes setores da sociedade juarense, reafirmando o compromisso com a educação, a cultura e os valores cívicos foi assim que o Subtenente Valejo Comandante do TG classificou o Ato Cívico do dia a 07 de setembro em Juara.
Os atiradores do Tiro de Guerra 09-005 Alves Reolon de Juara participaram ativamente do desfile mostrando a cultura a coesão social, e mostrando que se sente unido pelo amor ao País, uma vez que esses jovem representam em momentos de crise ou necessidade, como em desastres naturais, guerras ou dificuldades econômicas, os grandes heróis do Brasil.
O comandante do TG, Subtenente Valejo explicou que a ação da prefeitura e secretaria de desenvolvimento econômico de Juara estimula o civismo e a responsabilidade, fortalecendo a identidade nacional, e frisou ainda que o patriotismo ajuda a população a reconhecer e valorizar sua história, cultura, símbolos e tradições, mantendo o sentimento de pertencimento a uma nação.
O prefeito de Juara, Ney da Farmácia enfatizou que o patriotismo incentiva a preservação da memória de lutas, conquistas e personagens que contribuíram para a construção da nação, mantendo vivos os valores herdados.