Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual, Oscar Soares de Juara concluíram suas participações no Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
O programa é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa Senado Jovem, e foi criado por meio da Resolução n.º 42/2010, que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.
Segundo a professora Josy Cassli, diretora da Escola Estadual, Oscar Soares, o programa e realizado anualmente, e a cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso.
A primeira etapa é feita nas escolas, e em seguida vai para a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), onde apenas uma será escolhida conforme as normais contidas no regulamento. Emergegcnai Cimatica
Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.
Os alunos autores das melhores redações, um de cada estado e do Distrito Federal serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, conforme a atuação dos senadores da República.
Em Juara, professores, acadêmicos, todos se reuniram para colaborar com os alunos durante os dias de trabalhos deles nesse programa, que foi coordenador pelo Patrícia de Geografia e professor Everton com parceria do professor Altair Suficientini, além de outros profissionais e acadêmicos da Unemat que corrigiram a redação.
A aluna Yasmin foi classificada em primeiro lugar na etapa municipal e foi premiada juntamente com as outras quatros melhores redações com apoio do comercio local, conforme disse a diretora Josy.