Golpe da “Advocacia”: Bandidos Usam Nomes de Advogados para Enganar Vítimas na Internet
Uma onda de práticas criminosas vem se espalhando pelo Brasil, onde bandidos estão aplicando golpes na internet, utilizando nomes de advogados respeitáveis para enganar vítimas. Os criminosos criam perfis falsos em redes sociais e sites, se apresentam passando por advogados experientes, para oferecer serviços jurídicos e obter informações pessoais e financeiras.
A reportagem do Portal do Arinos buscou informações sobre o caso e entrevistou o advogado, Dr. Lucas Galvão em Juara que falou como esses falsários agem pelas redes sociais.
Modus Operandi:
Os golpistas criam perfis com nomes e fotos de advogados reais, e passam a ofertar serviços jurídicos, como consultorias e defesas em processos, onde eles entram em contato com vítimas por mensagens ou e-mails e solicitam informações, pessoais e financeiras, bem como dados bancários e documentos.
O advogado, Dr. Lucas Galvão orienta que é fundamental verificar a autenticidade dos advogados antes de contratar serviços, como verificar o registro do advogado no site da OAB, confirmar a identidade do advogado por meio de contato direto, ou seja, ligar para o advogado que está a frente de sua causa processual, e não fornecer informações pessoais ou financeiras por mensagens ou e-mails.
Uma busca feita pela reportagem do Portal do Arinos constatou que no Brasil já foram registrados pelo menos 500 casos nos últimos 06 meses de pessoas que ficaram com auto prejuízo nesses golpes.
Uma das formas também usadas pelos golpistas, segundo explicou, o advogado, Dr. Lucas Galvão, é quando a pessoa está com um processo de indenização em andamento, e quando os bandidos descobrem os dados do processo, eles ligam para o cliente e diz:
– Você ganhou a causa em seu processo no valor ‘x’, mas para você receber é preciso fazer o depósito ou pix em determinado valor (citado pelo golpista), e muitas pessoas no intuito de solucionar o problema acaba cumprindo as ordens dos golpistas.
“Ninguém paga para receber, então fiquem atentos, porque se você está buscando uma indenização, como você vai pagar para receber”, concluiu a explicação, Dr. Lucas Galvão.