A Missa de Finados é uma celebração católica dedicada à memória dos que já partiram dessa vida.
Nessa data, fiéis se reúnem em oração para recordar com carinho e fé seus entes queridos, pedindo a Deus que os acolha na vida eterna.
Neste domingo, 02 de novembro, fieis dos 04 (quatro) municípios do Vale do Arinos participaram das celebrações de finados em diferentes horários.
Em Juara, o Cemitério Municipal, Parque da Saudade ficou completamente lotado desde as primeiras horas da manhã, onde cada um seguiu seu ritual ou habito religioso, seja acendendo uma vela, colocando flores no título do ente querido e até mesmo fazendo somente uma oração.
“A missa única no Cemitério Municipal foi mais do que um momento de tristeza, porque a missa simboliza esperança, gratidão e amor que permanecem além da morte”, disse Padre Vagno Reato, Pároco da Paroquia São José de Juara.
Em entrevista ao Portal do Arinos, o Padre explicou que essa data também convida à reflexão sobre a importância de valorizar as pessoas enquanto estão vivas, e demonstrar afeto, respeito e cuidado no presente é a forma mais verdadeira de honrar a vida.
Ele concluiu dizendo que a celebração de Finados, portanto, é uma singela homenagem de fé e lembrança, mas o maior tributo que podemos oferecer aos que amamos é viver e amar plenamente, cultivando laços e gestos de bondade todos os dias.
					