Iniciada em junho de 2024, a vacinação antirrábica animal para cães e gatos já foi realizada em diversas comunidades rurais do município de Juara, onde iniciou na região dos Assentamentos, Escondido, regiões da Estrada de Paranorte até Nova Monte, e muitas outras localidades.
Em entrevista à Rádio Tucunaré, nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, o médico veterinário João Vitor da Cruz, responsável pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) disse que na próxima semana, a equipe estará na comunidade do Jaú e Águas Claras, completando o ciclo de vacinação na zona rural.
Na terça-feira do dia 23 de setembro, no período da manhã, a vacinação será na comunidade do Jaú, e no período da tarde será na comunidade Águas Claras.
Caso alguma localidade não recebeu a equipe de vacinação, os agentes estarão indo para concluir, bem como as localidades que não foram concluídas devido algum problema.
Manifestação da Raiva
O médico veterinário explicou como o vírus da raiva se manifesta em seres humanos e animais. “O vírus está presente em todos os animais de sangue quente e causa sintomas neurológicos. Ele se multiplica no local da lesão, migrando para o sistema nervoso central e afetando diferentes órgãos. Geralmente, gera uma encefalite, levando as vítimas a óbito em praticamente 99% dos casos.”
Casos na Região
Na região de Juara, nos últimos dois anos, houve dois casos confirmados de raiva em animais: um bovino e um equino. “Felizmente, não houve contaminação de seres humanos ou de animais domésticos através desses animais, mas isso é um alerta para a necessidade da vacinação.”